sábado, 5 de maio de 2012

Coroinhas


Em 1994, Sua Santidade o Papa João Paulo II autorizou que meninas também servissem ao altar; a Encíclica Redemptionis sacramentum prevê essa circunstância. Atualmente, em algumas paróquias a função de coroinha é permitida também às meninas chamadas assim de Clarissas, mas sua autorização deve provir do Ordinário local.


No Brasil e Portugal, confunde-se "coroinha" com "acólito", todavia, coroinha não é um ministro instituído, isto singifica que não é ordenado pelo Bispo, característica do acólito. Em Portugal "coroinha" não é utilizado de todo, sendo utilizado "Acólito Extraordinário" ou ainda "Acólito Não-Instituído".

Em nossa paróquia temos aos Sábados as reuniões dos coroinhas, só na Perseverança são 05!

Após o encontro da Catequese, os coroinhas se reúnem!




Wallace, irmão de Fran, prepara os coroinhas na paróquia!



Fran é uma das responsáveis pela formação dos coroinhas!

Não há concordância. Há os que dizem que termo coroinha vem da antiga celebração da Santa Missa, em que partes do ritual eram cantadas em coro. Ocasionalmente, alguns dos meninos do coro eram solicitados para auxiliar os padres no altar, donde lhes foi dado o nome coroinhas. Outros que a origem do nome se deve ao fato de que os clérigos recebiam a tonsura quando ordenados - símbolo de pobreza e submissão ao Cristo. Era a raspagem do cabelo no cimo da cabeça em forma de coroa. Alguns coroinhas recebiam também uma pequena tonsura chamada "coroa", daí o nome.




Os coroinhas tem Funções liturgicas nas Missas entre elas está a função de Turiferário. Turiferário é o nome atribuído ao coroinha que é incumbido para manusear o turíbulo durante missas festivas ou dominicais. O turíbulo vai a direita da naveta assim formando o cortejo de entrada. Turiferário é função para meninos. Existe também as funções de librífero (missal), credência (cálice, galhetas, tochas, castiçais, sineta e âmbula). Existe para coroinhas mais desevolvidos a função de cruciferário que é o que "porta" a cruz celebrativa durante a entrada ao presbitério e durante a saida do qual. Há também a função de cerimoniário que é o que auxília o padre a ler as orações no missal.





Oração do Coroinha

Ó Meu Bom Jesus que vivias com o pai celeste em profunda e filial sintonia, aceite nossa dedicação a serviço da liturgia.
É nosso desejo tratar com respeito, mas sem preconceito, as pessoas da comunidade que contam com seu auxílio nessa difícil caminhada.
Dai-nos um coração repleto de amor aos pobres e simples deste mundo.
Alimenta-nos com suas palavras e com seus ensinamentos, pois queremos te ajudar, ó Jesus, a transformar a sociedade, e assim celebrarmos dignamente: com sinais, ritos e movimentos, a salvação que nos oferece hoje e sempre em favor da humanidade.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Coroinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário